Câmara de Senador Canedo: A Lista do Cabo Vanderley
O Cabo Vanderley, famoso nas redes sociais pelo slogan “Upa Lê Lê”, recebeu de fontes de dentro da Câmara Municipal de Senador Canedo (funcionário efetivo daquela Casa) uma lista — que está sendo chamada pelos internautas de A Lista do Cabo Vanderley — com todos os nomes dos comissionados da Câmara. O Cabo Vanderley divulgou essa lista na noite desta terça-feira (oito de outubro).
O que chamou a atenção da lista foi, além de um número absurdamente alto de comissionados, número esse de pessoas que nem sequer caberia no interior da Câmara, o que chamou a atenção mesmo foi os altos salários destes funcionários comissionados. Há pessoas que estaria recebendo salário de R$ 10 mil, quase o mesmo salário de um vereador que é de R$ 12 mil.
Devido aos altos salários, vários internautas chegaram a cogitar que haveria ali fortes indícios de estar ocorrendo a rachadinha, que é quando a autoridade coloca um salário acima do razoável e o funcionário devolve parte deste alto vencimento, configurando, assim sendo confirmado, em crime — de acordo com o entendimento do Ministério Público Federal.
Ainda de acordo com o Cabo Vanderley, ele recebeu informações de que parte de funcionários comissionados não estaria indo trabalhar, por este motivo Vanderley há meses está indo à Câmara observar se todos os funcionários da lista que recebeu estão indo ao trabalho ou se são funcionários fantasmas.
A Farra dos Marajás da Câmara, outro nome dado ao caso revelado, teria sido denunciada por funcionários efetivos da Câmara devido “a esculhambação” que está aquela Casa. Os funcionários, que não quiseram se identificar por receio de represálias, teriam dito que se sentem envergonhados com este absurdo e que por isso não poderiam ficar calados ante a essa situação caótica, aliás tudo isso envolvendo dinheiro público. O objetivo é descobrir se há algum crime neste caso, pois se trata de dinheiro público.
O Ministério Público em Senador Canedo receberá estas informações por um grupo de pessoas que querem investigar até o fim este caso.
O presidente da Câmara Municipal de Senador Canedo, Reinaldo Alves, ainda não se manifestou sobre estas denúncias e as respondeu se há algum crime ou não.
O site O Canedense entendeu que como ainda não há uma investigação por parte das autoridades neste caso e buscando preservar o bom jornalismo de forma ética e responsável, optou-se por não publicar a lista, ainda que seja uma lista que esteja disponível no Portal de Transparência da Câmara, isto é, ainda que seja um documento público e disponível para todos. E mesmo esta lista estando disponível em vários grupos de redes sociais.