Cidades

PM é filmado agredindo um homem no Parque Amazônia, em Goiânia

Um policial militar foi filmado imobilizando um rapaz e dando um tapa no rosto de outro, que filmava a abordagem. O vídeo mostra que, após bater no rosto do homem, um dos PMs chama ele de “neguinho”. Todos os envolvidos foram levados à Central de Flagrantes. O caso ocorreu nesta quinta-feira (22), no Parque Amazônia, em Goiânia.

Em nota, a Polícia Militar disse que “assim que tomou conhecimento das imagens, por meio de sua Corregedoria, foi determinada a abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar para apurar as circunstâncias do fato”. Reforçou também que atua com compromisso para cumprir a lei e que “não compactua com qualquer desvio de conduta praticado por seus membros”.

Segundo relatado no boletim de ocorrência, os policiais militares trabalhavam em uma blitz, na Avenida Feira de Santana, quando viram um jovem, de 21 anos, empurrando uma moto sem retrovisor.

Ao abordar o rapaz, ele explicou que estava indo trabalhar e sofreu um acidente em que o retrovisor foi quebrado. Disse que estava empurrando a moto até uma oficina mecânica para arrumar, já que a oficina fica ao lado do trabalho dele.

Apesar da justificativa, o policial consultou a placa da moto no sistema e constatou que a documentação dela está atrasada desde 2016. Ou seja, o motociclista não deveria estar trafegando com a moto pelas ruas.

Com isso, o policial avisou que iria apreender a moto e os dois começaram a discutir. O PM chamou reforços. Eles afirmam que o rapaz, além de não obedecer à ordem, tentou agredir a equipe e, por isso, foi necessário “conter a tentativa de agressão, chegando a rolar no chão”, segundo o boletim.

Duas testemunhas, que pediram para não serem identificadas, dão versões diferentes sobre o caso. Ambas afirmam que foram os outros policiais que chegaram como reforços que agiram de forma impaciente e que os dois rapazes não agiram com violência antes disso.

O vídeo mostra quando um dos policiais militares imobiliza o rapaz de 21 anos no chão. O jovem consegue se soltar e entra na oficina mecânica. Outro rapaz começa a filmar a movimentação. O PM se aproxima e dá um tapa na mão dele, fazendo com que o celular que ele filmava fosse arremessado e caísse.

O jovem pega o celular do chão e o policial dá outro tapa na mão dele, depois, dá um tapa no rosto. Os dois discutem e o policial leva a mão à arma e chama o rapaz de “neguinho”. No final do vídeo, um dos policiais leva uma das motos para fora da oficina mecânica.

Nota da PM

Assim que a Polícia Militar tomou conhecimento das imagens, por meio de sua Corregedoria, foi determinado a abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar para apurar as circunstâncias do fato.

Referente à abordagem, ocorreu em um motociclista, e ao verificar a documentação foi identificado irregularidades. O abordado ao ser informado da questão irregular, recusou-se a entregar a motocicleta, havendo a necessidade de ser encaminhado até a delegacia onde a ocorrência foi apresentada.

A Polícia Militar de Goiás reitera seu compromisso com o cumprimento da lei e esclarece que não compactua com qualquer desvio de conduta praticado por seus membros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo