Na manhã dessa segunda-feira (04), uma ação coordenada do Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri) de Porangatu, com o apoio de diversas unidades policiais, resultou na apreensão de cerca de 500 kg de cocaína, avaliados em aproximadamente R$ 40 milhões. A apreensão ocorreu após investigações sobre movimentações suspeitas em torno de um ônibus em reparos em uma oficina mecânica, localizada às margens da BR-153, em Porangatu. A denúncia inicial foi feita por um policial civil de folga, que notou atividades estranhas e repassou a informação para a equipe do Gepatri, que imediatamente iniciou diligências para investigar o caso.
Durante a apuração, os policiais civis flagraram quatro homens de diferentes nacionalidades – incluindo bolivianos, colombianos e peruanos – em atitudes suspeitas, descarregando malas de viagem do interior do ônibus para um carro de passeio. Ao abordar os suspeitos, a polícia descobriu compartimentos ocultos no ônibus e no veículo de passeio, que estavam sendo usados para transportar grandes quantidades de entorpecentes. Segundo as investigações preliminares, a droga teria como destino o Estado de São Paulo, onde seria distribuída.
No total, a operação resultou na apreensão de 500 kg de pasta base de cocaína, além de um veículo de passeio e uma van, que já estava preparada para o transporte da droga, com as poltronas removidas. Cinco suspeitos foram presos em flagrante por envolvimento com uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas.
(A estudante de jornalismo Brenda Magalhães é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)