Radialista Roque Saldanha está foragido após mandado de prisão do STF
Apoiador de Bolsonaro, Saldanha quebrou tornozeleira e incitou violência contra ministros em vídeo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão imediata do radialista Roque Saldanha, após a divulgação de um vídeo em que ele aparece quebrando sua tornozeleira eletrônica e insultando o magistrado com ofensas graves. No vídeo, Saldanha, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, chamou Moraes de “vagabundo” e “safado” e desafiou diretamente a autoridade judicial. A decisão foi motivada por oito irregularidades no uso do dispositivo entre abril e outubro deste ano.
Natural de Governador Valadares (MG), Saldanha se identifica como membro da “bancada da bala” e acusa ministros do STF de corrupção. Ele também atacou delegados da Polícia Federal, afirmando que atuam em defesa de criminosos. O radialista, que tentou sem sucesso se eleger deputado federal em 2022 pelo PSC, é conhecido nas redes sociais por suas declarações inflamadas e incitações a atos violentos contra autoridades do STF e do TSE.
Roque Saldanha, que agora é considerado foragido, teria sugerido em postagens recentes que iria armado a Brasília, intensificando a preocupação das autoridades. A Polícia Federal segue com as buscas para localizá-lo. Moraes reforçou a necessidade de combater discursos que incentivem a violência e desafiem a ordem institucional.
(A estudante de jornalismo Brenda Magalhães é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)