Vídeo: Vilela vistoria ponto de descarte irregular e pede colaboração da população de Aparecida

Na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, visitou uma área no setor Buriti Sereno recentemente limpa pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU). No entanto, o local já estava novamente tomado por lixo e entulho descartados irregularmente. Durante a vistoria, o prefeito criticou a reincidência da prática e reforçou a importância da colaboração da população para combater o problema.
“A Prefeitura limpou aqui há poucos dias, e já jogaram lixo de novo. Tem isopor, gesso, tijolos, tudo indicando que são empresas descartando de forma errada. Precisamos da ajuda da população. Quem ver, denuncie. Anote a placa, o nome da empresa, para que possamos aplicar multa e tomar as providências”, disse Leandro Vilela.
A SDU revelou que o município gasta mais de R$ 1,5 milhão por mês apenas na limpeza de pontos de descarte clandestino. Segundo o prefeito, esses recursos poderiam ser investidos em áreas como saúde, educação e obras. “Esse dinheiro podia estar sendo usado de forma mais produtiva, mas estamos gastando para limpar lixo que não deveria estar aqui”, lamentou.
Aparecida de Goiânia possui mais de 40 pontos de descarte irregular. Desde o início do ano, 30 desses locais já foram limpos, mas a maioria voltou a ser alvo de despejo clandestino de resíduos. Durante a operação realizada no Buriti Sereno, na Avenida Princesa Isabel, cinco flagrantes de descarte irregular foram registrados em apenas uma semana. Na última limpeza, cerca de 775 toneladas de lixo e entulho foram retiradas desse único ponto.
Nos 50 primeiros dias da nova gestão, a SDU já removeu 38,6 mil toneladas de lixo e 13 mil toneladas de entulho das ruas da cidade. O trabalho diário envolve uma força-tarefa composta por cinco pás carregadeiras, cinco bobcats, 20 caminhões e equipes de acabamento.
O prefeito reforçou o apelo à conscientização da população: “Estamos fazendo nossa parte, mas precisamos da colaboração de todos. Não jogue lixo em áreas irregulares e denuncie quem o fizer. Juntos, podemos mudar essa realidade.”
(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)