Polícia Civil alerta sobre golpe envolvendo advogados falsos em Goiás

A Polícia Civil de Goiás emitiu um alerta nesta segunda-feira (24) sobre o crescente “golpe do falso advogado”, onde golpistas se passam por profissionais da área para enganar vítimas que aguardam pagamentos judiciais. Os criminosos obtêm informações sobre processos e entram em contato com as vítimas, se fazendo passar por advogados ou assessores.
Segundo a polícia, os golpistas afirmam que valores estão liberados, mas solicitam o pagamento de taxas ou impostos para a liberação do dinheiro. Para convencer as vítimas, eles enviam documentos falsos, como alvarás e decisões judiciais, utilizando informações reais do processo para dar credibilidade à fraude.
Além disso, os criminosos tentam criar um senso de urgência, ligando ou enviando mensagens, alegando que o processo só será concluído após o pagamento. A Polícia Civil orienta que, caso o contato aconteça, a vítima entre em contato com seu advogado e consulte o andamento do processo diretamente no site do tribunal.
A corporação reforça que taxas judiciais devem ser pagas ao Estado e nunca a particulares. Caso o golpe seja identificado, a orientação é denunciar à Polícia Civil.
(O estudante de jornalismo Silmar Jacinto é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)