Enfermeiro se fere após rompimento de cilindro de oxigênio em UPA de Goiânia

Na manhã do último sábado (18), um enfermeiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste, localizada no Jardim Curitiba, em Goiânia, se feriu após o rompimento da mangueira de um cilindro de oxigênio. O acidente gerou um forte barulho, assustando pacientes e funcionários da unidade.
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o profissional foi prontamente atendido na própria UPA e está em recuperação. O cilindro danificado foi substituído imediatamente.
“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o acidente foi causado pelo rompimento de uma mangueira do cilindro de oxigênio. O enfermeiro recebeu atendimento na unidade, passa bem e o equipamento foi trocado”, informou a pasta em nota ao Mais Goiás.
A identidade do enfermeiro não foi divulgada, mas apurou-se que ele tem 55 anos e sofreu uma lesão na perna. Por conta do ferimento, ficará afastado do trabalho por aproximadamente 15 dias.
A presidente do Sindicato de Enfermeiros de Goiás, Roberta Rios, criticou as condições de trabalho e destacou que a substituição dos cilindros deveria ser realizada por profissionais capacitados. “Esse tipo de troca deve ser feito por um servidor treinado para isso. O ocorrido evidencia a precariedade da estrutura física das unidades de saúde de Goiânia”.
(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícia)