Vanderlan Cardoso é o único senador goiano a votar para o aumento de deputados
Wilder Morais votou contra e Jorge Kajuru não participou da votação

O Senado Federal aprovou, nesta última quarta-feira (25), o projeto de lei que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A medida começa a valer nas eleições de 2026. O placar terminou apertado: 41 votos a favor, exatamente o mínimo necessário, e 33 contrários.
Entre os três senadores de Goiás, apenas Vanderlan Cardoso (PSD) votou a favor da proposta. Wilder Morais (PL) foi contra e Jorge Kajuru (PSB) não participou da votação. Após sofrer alterações no Senado, a proposta seguiu de volta à Câmara, e os deputados a aprovaram em seguida.
Agora, o texto segue para análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode sancionar ou vetar o projeto. Goiás, que antes contava com 17 cadeiras na Câmara, passará a ter 18 com a aprovação do texto. Embora o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tente minimizar os efeitos no orçamento, a proposta deverá trazer um custo adicional relevante aos cofres públicos.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do senador Vanderlan Cardoso, mas não obteve retorno.
(A estudante de jornalismo Letícia Marques é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)