Operação Desconformidade: comandante dos bombeiros de Goiás é afastado
O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBMGO) afastou o comandante geral da corporação, coronel Dewilson Adelino Mateus, e mais cinco militares citados em denúncia da Operação Desconformidade do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás (MP-GO).
Na terça-feira (19 de novembro), o MP apresentou em entrevista coletiva uma investigação que envolvia militares bombeiros na liberação de certificados para empresas mediante suposto pagamento de propina. A instituição informou que cinco empresários foram presos e que ainda não via necessidade de pedir as prisões dos bombeiros citados na investigação.
O Corpo de Bombeiros ainda não informou quem assumirá o comando da corporação. Além do comandante, outros militares também foram afastados: coronel Anderson Cirino, major Nériton Pimenta, tenente coronel Hélio Loyola, capitão Sayro Geane e subtenente José Rodrigues Sobrinho.
Pelas redes sociais, vários internautas externaram a decepção com esta investigação, já que se trata de uma das categorias mais respeitadas no país.