PF desarticula grupo que fraudava licitações em Caçu

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20/8), uma operação para desarticular um grupo especializado em fraudar licitações no município de Caçu, em Goiás. A ação cumpriu três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça nas cidades de Goiânia e Caçu, visando reunir provas do esquema criminoso.
Durante a investigação, os agentes identificaram que o grupo de empresas agia de forma coordenada para frustrar a concorrência em licitações, especialmente na contratação de fornecimento de materiais elétricos e de construção. Entre 2020 e 2024, os suspeitos criaram novas empresas para dar continuidade às fraudes, mantendo a operação por anos sem interrupção.
Além disso, a Polícia Federal conseguiu comprovar que a atuação criminosa incluía estratégias para mascarar a identidade dos envolvidos e dificultar a fiscalização, o que ampliava os prejuízos aos cofres públicos. Por isso, a ação de hoje busca interromper totalmente a atuação do grupo e coletar provas suficientes para responsabilizar todos os envolvidos.
Atualmente, a investigação segue com a análise detalhada do material apreendido durante os mandados de busca e apreensão. Caso confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos crimes de fraude a licitação e associação criminosa, enfrentando penas previstas na legislação federal.
(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)