Política

Pesquisa Genial/Quaest aponta Caiado com melhor aprovação entre os govenadores

Governadores são avaliados em pesquisa mirando as eleições 2026

Em pesquisa realizada pela Genial/Quaest em 8 estados, os eleitores avaliaram a atual gestão de governo e apontaram as maiores aprovações dos governadores.

Ronaldo Caiado (UB), governador de Goiás, é quem detém melhores números entre os 8 governadores da pesquisa. Caiado conta com taxa de aprovação superior a 85% e desaprovação inferior a 10%. Além disso, os goianos apontam a segurança e a educação como as áreas com maior aprovação em Goiás.

Além de Caiado, quem possui aprovação superior a 80% é Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná. No entanto, para os paranaenses, Ratinho tem taxa de desaprovação superior aos 11% e a área com maior aprovação de sua gestão é a na área de emprego e renda com apontamento positivo em mais de 60%.

Já Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, aparece na pesquisa com aprovação fixada em 60% e desaprovação em 29%. Os paulistas indicaram infraestrutura e mobilidade como áreas de maior avaliação.

Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, está em seu segundo mandato e seu melhores números são em empregabilidade e educação. No entanto, Zema tem o aval de 55% dos mineiros e sua desaprovação está na casa dos 35%.

Eduardo Leite (PSD), governador do Rio Grande Do Sul, também em seu segundo mandato, tem aprovação de 58% do eleitores e desaprovação de 38%. Entretanto, Leite avalia se concorrerá a presidência ou ao senado em 2026. Além disso, seu maiores índices de aprovação são em emprego e renda e em educação.

Marinheiros de primeira viagem na pesquisa

Quem mais esteve presente na pesquisa foram os governadores da Bahia e de Pernambuco, Jerônimo Rodrigues (PT) e Raquel Lyra (PSD) respectivamente, ambos em primeiro mandato. Jerônimo é aprovado por 58% dos baianos, enquanto Raquel tem aprovação fixada em 51% pelos pernambucanos, ambos tentarão a reeleição em seus estados.

Por fim, Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro, é quem tem os menores números em aprovação. O governo tem aprovação de 43% da população do estado e a desaprovação está em 41%. Os pontos positivos apontados são infraestrutura e mobilidade.

O estudante de jornalismo Rikelme Santos é orientado pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo