Cidades

Prefeitura reorganiza Região da 44 e impulsiona vendas

A Região da 44, em Goiânia, vive uma nova fase. Após seis meses de ações da atual gestão municipal, o segundo maior polo de moda do Brasil se tornou mais organizado, seguro e atrativo. As medidas incluíram a realocação dos vendedores ambulantes, reforço da limpeza, aumento da segurança e renovação da sinalização turística .

Essas iniciativas mudaram a rotina de quem trabalha e frequenta o local. Feirantes e lojistas afirmam que a região está mais organizada e que o ambiente atrai cada vez mais clientes. “A experiência de compra se tornou mais organizada, sem o tumulto que dificultava o acesso às galerias, shoppings e feiras livres”, destacou Sérgio Naves, presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44). Ele acrescentou que, entre janeiro e julho de 2025, a taxa de vacância das lojas caiu de 20% para 14% e as vendas cresceram, em média, R$ 13 milhões por mês.

Os próprios comerciantes confirmam os avanços. Wanderson Assunção, dono da banca Kart Rios Camisaria, na Feira Hippie, afirma que a nova disposição é mais justa para todos. “Hoje, você vê muito mais clientes andando dentro da feira. Antigamente era difícil entrar por causa da disposição das barracas dos ambulantes”, contou. Para ele, a segurança e a limpeza melhoraram visivelmente, e os ambulantes tiveram a chance de se realocar sem prejuízos.

Estrutura mais limpa e segura

A lojista Camila Matos, da Camila Matos Moda Íntima, especializada em pijamas femininos, reforça a mudança positiva. “Melhorou muito a segurança, a limpeza da região, a organização e, principalmente, o tráfego de veículos. Antes, os clientes não queriam vir porque era complicado estacionar. Hoje, a movimentação de carros aumentou muito”, relatou.

Segundo a prefeitura, 97% dos ambulantes efetivos aceitaram a proposta e foram realocados principalmente para a Feira da Madrugada ou para a Feira Hippie. Além disso, o prefeito Sandro Mabel e o secretário estadual de Infraestrutura, Adib Elias, autorizaram a instalação de novos semipórticos e totens para facilitar a orientação de turistas e compradores.

Todas essas ações fazem parte do programa de revitalização do Centro de Goiânia, que busca impulsionar o desenvolvimento econômico da capital respeitando o Código de Posturas e a Lei Orgânica do Município.

(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Noticias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo