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Prefeitura de Goiânia investe R$ 232 milhões para modernizar transporte coletivo

A Prefeitura de Goiânia repassou R$ 232 milhões à Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) em 2025. O que consolida investimentos que transformam o transporte público da capital e da Região Metropolitana.

O valor inclui parcelas atrasadas da gestão anterior, que somam pouco mais de R$ 69 milhões. Com a participação de 41,2% do subsídio, a Prefeitura mantém o mesmo percentual do governo do Estado, garantindo que a passagem continue em R$ 4,30. Valor mantido desde 2019. Sem o subsídio, o custo real da tarifa seria de R$ 12,51.

O aporte financeiro permite não apenas a manutenção do preço da passagem, mas também a aquisição de novos ônibus, reformas em terminais e estações, e a implementação de melhorias tecnológicas que trazem mais conforto e segurança aos passageiros. Os veículos mais recentes possuem ar-condicionado, atendem ao padrão Euro VI e utilizam combustíveis menos poluentes, incluindo diesel, elétrico e biometano, contribuindo para a redução das emissões de gases na atmosfera.

Frota e terminais modernizados

O investimento possibilitou a reconstrução das 19 plataformas do BRT Leste-Oeste, que agora contam com painéis de horários, catracas modernizadas e acessibilidade completa. O Terminal Novo Mundo, por exemplo, passou de 5,3 mil para 6,4 mil metros quadrados, ganhou estacionamento para 35 ônibus, catracas inteligentes, novos bancos, bebedouros, sanitários, piso tátil, comunicação em braile e iluminação de LED. Além disso, foram instaladas 36 câmeras de videomonitoramento conectadas à Secretaria de Segurança Pública, painéis informativos e um Centro Comercial Popular para até 84 permissionários.

Outros quatro terminais seguem em reforma, com destaque para a Praça da Bíblia, que está em fase final de acabamento. Paralelamente, Goiânia avança para se tornar a primeira cidade a operar uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos. Até o fim do ano, cinco veículos de 28 metros fabricados pela Volvo serão integrados à frota, oferecendo ainda mais conforto e eficiência aos passageiros.

O BRT Norte-Sul também apresenta melhorias significativas, com via exclusiva, maior segurança e embarque e desembarque mais rápidos e confortáveis. A metronização, recurso que utiliza inteligência artificial para ajustar semáforos em tempo real, aumentou a velocidade média dos ônibus em até 40%, garantindo maior fluidez no tráfego e melhorando o deslocamento dos usuários entre os terminais.

Além das obras e da frota, a Prefeitura realiza a padronização de abrigos e pontos de parada, promovendo reformas, limpeza e sinalização adequada. Outras medidas, como a liberação da terceira faixa para ônibus e motos, sincronização de semáforos, destravamento de cruzamentos e remoção de obstáculos, contribuem para a eficiência do transporte público e a mobilidade urbana na capital.

(A estudante de jornalismo Renata Feraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Noticias)

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