Segurança vira principal preocupação do brasileiro, e Caiado ganha força como exemplo de gestão eficiente

A segurança pública voltou ao centro das atenções no Brasil. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8), a violência é hoje o principal medo dos brasileiros. E superou até mesmo a economia, que historicamente liderava as preocupações da população.
O levantamento mostra que 30% dos entrevistados apontam a criminalidade como o maior problema do país, à frente de temas como economia (16%), corrupção (14%) e saúde (11%).
O dado reforça o papel e protagonismo de Ronaldo Caiado, governador de Goiás, como uma das principais referências nacionais em segurança pública. Sob sua gestão, o estado alcançou reduções expressivas nos índices de homicídios e roubos, chamando a atenção de lideranças políticas de todo o país.
Com isso, Caiado tem se projetado no debate nacional como um exemplo de que políticas firmes e integradas podem transformar a realidade da segurança.
Além da segurança, a pesquisa mostra que os problemas sociais vêm logo em seguida (18%), enquanto a corrupção aparece em quarto lugar, com 14%. A preocupação com a economia, que liderava o ranking em dezembro de 2023 com 21%, perdeu força, indicando uma mudança na percepção do brasileiro sobre as prioridades do país.
Desde o fim do ano passado, o medo da violência cresceu 10 pontos percentuais. Esse aumento sinaliza que a sensação de insegurança tem impactado diretamente a vida das pessoas e também o cenário político.
(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalosta Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Noticias)