Vereadores inauguram ampliação da sede da Câmara de Goiânia
O presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PRD), ao lado dos demais vereadores, inaugurou a obra de ampliação da sede da Casa Legislativa, em Sessão Solene realizada na manhã desta quarta-feira (12), no Plenário. A solenidade foi acompanhada, entre outras autoridades e convidados, pela vice-prefeita de Goiânia, coronel Cláudia Lira (Avante), representando o prefeito Sandro Mabel (União Brasil); pelo subsecretário de Articulação e Gestão da Secretaria Estadual de Relações Institucionais, Antônio Pereira Carneiro Neto, representando o governador Ronaldo Caiado (União Brasil); pelo chefe de gabinete da Controladoria-Geral de Goiânia, Sebastião Mendes dos Santos Filho; pela secretária municipal de Governo, Sabrina Garcez; e pelo presidente da Associação dos Empresários da Região da 44, Sérgio Naves.
Com 1,5 mil metros quadrados, o novo piso, construído sobre a área 1 do edifício, abriga nove novos gabinetes (dois acessíveis); 35 salas de uso comum; e duas salas de reuniões. Um novo elevador, do térreo ao terceiro pavimento, foi instalado para facilitar a acessibilidade à nova ala, que também recebeu 200 novos computadores.
A ampliação foi necessária para acomodar novos vereadores – com o crescimento populacional, o número passou de 35 para 37 parlamentares nas últimas eleições – e para dar mais comodidade ao cidadão que busca o Legislativo. Nos últimos anos, serviços como o Canal Cidadania, a Ouvidoria da Mulher e a Escola do Legislativo aumentaram a demanda da população por atendimentos.
A obra, que também compreende um estacionamento onde passava a antiga Avenida Goiás – deslocada para atender às linhas do BRT –, levou um ano e cinco meses para ser concluída e custou menos de R$ 7 milhões, valor 17 vezes menor do que o custo estimado para construção de uma nova sede. Os recursos utilizados vieram do duodécimo, valor repassado mensalmente à Câmara, o que não acarretou aumento de despesas para o Município.
Romário Policarpo justificou a decisão de manter a sede do Legislativo no Centro. “Foi uma decisão política, econômica e do ponto de vista cultural e histórico da cidade”, disse. “Não faz sentido algum falar da revitalização do Centro da capital, e a Câmara dar o péssimo exemplo [de mudar]; no momento em que se pede para que as pessoas estejam presentes no Centro, você retirar daqui a Câmara Municipal. A população precisa de um local de fácil acesso”, afirmou.
Para a vice-prefeita, a decisão também foi acertada. “[A reforma] não representa apenas ampliação, melhoria do espaço físico. Representa cuidado e zelo com a população, que não é só de dar conforto e de oferecer melhores estruturas, mas fazer isso com cuidado com o recurso público”, comentou.
Vice-presidente da Câmara e em seu 11º mandato, o vereador Anselmo Pereira (MDB) destacou o trabalho realizado pela Mesa Diretora durante os quatro mandatos de Policarpo. “Nós mudamos o comportamento de acolhimento da população de Goiânia; acolhimento no sentido de partilha, fazendo com que esta Casa seja um centro de ressonância dos anseios da população goianiense”, afirmou.
História
Inaugurada em 1998, a atual sede é o primeiro prédio próprio do Legislativo goianiense, que até então funcionava em espaços alugados. A primeira ampliação foi realizada em 2008. Já em 2020, o edifício passou por amplo processo de modernização. O Plenário e os Auditórios Carlos Eurico e Jaime Câmara foram reformados e receberam sistema de som e de câmeras de última geração para transmissão das sessões e dos debates promovidos na Casa.
A segurança dos parlamentares, dos servidores e dos visitantes também foi reforçada, a partir da instalação de catracas eletrônicas com reconhecimento facial e controle biométrico. A construção do terceiro pavimento sobre a ala dos gabinetes conclui o processo de modernização da sede da Câmara.






