EsporteNotícia

Goianão 2026: confira as mudanças do campeonato

Estadual chega com modificações para o ano que vem

O Goianão 2026 já tem seu formato e seus grupos definidos. Em uma reunião de Conselho Técnico realizada na última terça-feira (18), com a presença de representantes dos doze clubes da elite, a Federação Goiana de Futebol (FGF) informou as novas regras, que precisou se adaptar ao calendário reduzido da CBF. A disputa pelo título do Goianão será iniciada em janeiro, mais precisamente no dia 7 ou 11, dependendo da situação do Goiás na Série A do Campeonato Brasileiro.

A principal novidade é a estrutura de disputa: o torneio terá três grupos de quatro equipes cada, substituindo o modelo de turno único com todos contra todos. As 12 equipes classificadas são: Abecat, Anápolis, Aparecidense, Atlético Goianiense, Crac, Goiatuba, Goiás, Inhumas, Jataiense, Vila Nova, além dos recém-promovidos Anapolina e Centro-Oeste.

A fase de classificação será mista, com os times enfrentando adversários apenas dos outros dois grupos. Para o mata-mata, os oito melhores classificados avançam para as quartas de final, independentemente de sua chave original.

No que diz respeito à zona de rebaixamento, as regras também mudaram. O time que terminar na lanterna da competição (12º colocado) será diretamente rebaixado para a Divisão de Acesso. Já a definição do segundo rebaixado será mais complexa, envolvendo um playoff entre o 10º e o 11º colocados, mas apenas se o time em 11º ainda tiver chances matemáticas de ultrapassar o décimo na pontuação geral.

A fase de grupos ficou assim: Grupo A (Vila Nova, Crac, Inhumas, Goiatuba); Grupo B (Anápolis, Jataiense, Goiás, Aparecidense); e Grupo C (Atlético Goianiense, Abecat, Centro-Oeste, Anapolina).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo