Bebê com doença rara recebe alta após 407 dias internado e vai para casa pela primeira vez
Matheus Henrique, de Bonfinópolis, superou cirurgias e complicações graves causadas pela síndrome do intestino curto
O bebê Matheus Henrique, de Bonfinópolis, recebeu alta após 407 dias internado e pôde ir para casa pela primeira vez desde o nascimento. Ele enfrentou complicações graves logo nos primeiros dias de vida e passou por várias cirurgias, segundo o Hospital Estadual de Crianças e Adolescentes (Hecad).
Matheus nasceu no Hospital das Clínicas em 27 de agosto de 2024 com infecções intestinais severas.Em 14 de outubro, a equipe o transferiu para o Hecad para iniciar o processo de reabilitação intestinal devido à síndrome do intestino curto, uma condição rara que exige nutrição intravenosa e cuidados intensivos. Durante a internação, o bebê enfrentou infecções sistêmicas, pulmonares, tromboses e a perda de acessos venosos.
A gastropediatra Marise Tófoli explicou que Matheus teve uma enterocolite gravíssima e precisou retirar parte importante do intestino, o que demandou cuidados prolongados. A mãe, Ariane Gomes da Silva, descreveu o início da jornada como “turbulento”, mas destacou que a experiência trouxe aprendizado e fé ao longo do processo.
(A estudante de jornalismo Mabily Sangy é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)






