Motorista é preso com mais de mil garrafas de vinho argentino falsificado escondidas em carga de adubo na BR-153
A apreensão, feita em Hidrolândia, se torna a maior do ano em Goiás e já supera todo o volume registrado em 2024
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um motorista após encontrar mais de mil garrafas de vinho argentino falsificado escondidas em sacas de fertilizante na carreta que ele conduzia pela BR-153, em Hidrolândia. A PRF fez a apreensão na noite do dia 18, mas só divulgou o caso na última quarta-feira (25). Segundo a PRF, essa é a maior apreensão de vinhos realizada em Goiás em 2025.
Os policiais desconfiaram do volume da carga e abordaram o caminhoneiro no km 525. Mesmo após apresentar documentos verdadeiros, o motorista acabou confessando que transportava vinhos falsificados junto aos fertilizantes enviados do Paraná para Palmeiras de Goiás. Ao retirar a lona da carreta, os agentes localizaram as garrafas escondidas entre as sacas e também na cabine, totalizando 1.032 unidades.
A PRF informou que muitos rótulos vinham da região de Mendoza, na Argentina. Algumas garrafas custam até R$ 1,2 mil no mercado brasileiro. Com essa apreensão, Goiás já soma 2.858 vinhos recolhidos em 2025, número superior ao registrado em todo o ano de 2024, segundo a Receita Federal.
A PRF apreendeu o caminhão e encaminhou a carga à Receita Federal, que analisará a originalidade. Se aprovar os produtos, o órgão pode enviá-los a leilão; caso encontre irregularidades, poderá determinar a destruição ou a transformação dos vinhos em álcool gel. O motorista não revelou quem o contratou para realizar o transporte clandestino.
(A estudante de jornalismo Mabily Sangy é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)






