Cidades

Polícia freia perseguições e intimidações contra autoridades durante operação em Goiás

A Polícia Civil de Goiás interrompeu, nesta sexta-feira (23), uma série de crimes praticados contra servidores públicos. A investigação apurou atos de perseguição, ameaça, coação no curso do processo e injúria. Todas direcionados um delegado de polícia, a um promotor de Justiça e a servidores da delegacia e da promotoria.

Durante a ação, os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão, quebra de sigilo de dados informáticos, com autorização judicial para acessar o celular do investigado. Além disso, a Justiça determinou duas medidas cautelares. Como a proibição de acesso às dependências das delegacias e da sede do Ministério Público e a proibição de qualquer contato com vítimas ou testemunhas.

As investigações apontaram que, após manifestações e relatórios desfavoráveis nos procedimentos em que figurava como parte interessada, o investigado passou a intimidar as autoridades responsáveis. Para isso, ele enviou áudios ofensivos e ameaçadores, realizou ligações frequentes às instituições e utilizou termos pejorativos e ameaças diretas, com o objetivo claro de constranger e tumultuar o funcionamento regular dos órgãos públicos.

Na sequência, o suspeito também apresentou denúncias reiteradas e infundadas contra o promotor e o delegado, numa tentativa de prejudicá-los e forçá-los a agir em seu favor. Por fim, a análise das mensagens confirmou um comportamento obsessivo e repetitivo, capaz de causar medo, desconforto e restrição à liberdade das vítimas. Após o cumprimento das medidas, a Polícia Civil informou que seguirá com as investigações para identificar outros crimes cometidos por meios digitais e redes sociais.

(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Noticias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo