Trump pode suspender voos brasileiros aos EUA para não infectar o povo americano
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira (19 de maio) que cogita proibir a entrada de brasileiros nos EUA. A decisão do presidente americano dá-se devido aos casos de coronavírus que vem crescendo no Brasil. À agência Reuters, Trump disse que está considerando essa possibilidade:
“Não quero que as pessoas venham aqui e infectem o nosso povo. Também não quero pessoas doentes lá. Estamos ajudando o Brasil com ventiladores. … O Brasil está com alguns problemas, sem dúvida”.
Em abril, Trump já havia levantado essa mesma situação e disse que acompanhava de perto o que ele chamou de “surto sério” sobre o Brasil.
“O Brasil tem um surto sério, como vocês sabem. Eles também foram em outra direção que outros países da América do Sul, se você olhar os dados, vai ver o que aconteceu infelizmente com o Brasil”.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, que estava na reunião com Trump, em abril, tentou acalmar a situação e pediu mais um tempo a Trump antes de ele decidir fechar as fronteiras americanas para brasileiros. Trump o respondeu dizendo que se precisar, avise-o.
O que teria levado Trump a cogitar essa ideia é que hoje o Brasil é o terceiro país no mundo com mais casos de Covid-19, com 265.896 casos. Até o fechamento deste texto, o governo brasileiro não se posicionou sobre a declaração de Trump.