Cidades

PMGO usa inteligência artificial, localiza suspeitos que ostentavam fuzil e prende cinco em Goiânia

A Polícia Militar de Goiás prendeu cinco homens neste domingo (21), na região Noroeste de Goiânia, após um vídeo nas redes sociais exibindo um fuzil. A ação contou com o apoio da plataforma “IA Contra o Crime”, que identificou o veículo usado pelo grupo e acelerou a localização dos suspeitos.

De início, as imagens que circularam online mostravam os homens dentro de um carro enquanto ostentavam o armamento de alto calibre pelas ruas da Vila Mutirão. Além disso, o grupo ainda fazia referência à ligação com a facção Comando Vermelho, o que intensificou a atenção das forças de segurança.

Em seguida, as equipes inseriram no sistema de inteligência artificial as informações do veículo e o horário em que os vídeos foram publicados, na sexta-feira (19). A tecnologia, então, cruzou os dados e mapeou a rota percorrida pelo automóvel. Embora o carro tenha ficado cerca de 24 horas sem ser localizado, o sistema emitiu um alerta assim que ele voltou a circular, permitindo a abordagem imediata.

Durante a operação, os suspeitos admitiram a participação na gravação do vídeo e, posteriormente, indicaram o local onde o armamento estava escondido. No quintal de uma residência os policiais encontraram um fuzil calibre 5,56 mm enterrado, além de uma pistola, dois carregadores e 50 munições. Dessa forma, a ação retirou de circulação um arsenal que representava risco à segurança pública.

Segundo o coronel Pedro Henrique Batista, comandante do Policiamento da Capital, o uso da tecnologia tem sido fundamental no combate ao crime. “A integração entre inteligência, tecnologia e policiamento ostensivo tem permitido respostas mais rápidas contra organizações criminosas”, afirmou. Além disso, ele destacou que a atuação preventiva ajuda a evitar crimes mais graves na capital.

Segurança

A operação envolveu atuação conjunta de várias forças especiais, incluindo a ROTAM, o GIRO, o COINT, o CPC 2, além de batalhões operacionais e do CME.

Por fim, os cinco detidos foram levados para a Central de Flagrantes, em Goiânia, onde foram autuados por porte ilegal de arma de fogo. A Polícia Civil agora investiga a possível ligação do grupo com outros crimes e a origem do armamento apreendido.

(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Noticias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo