Estudantes da rede estadual de Goiás alcançam maior média do país na redação do Enem
Dados do MEC mostram desempenho acima da média nacional e do Centro-Oeste, com avanço significativo em relação ao ano anterior
Estudantes da rede pública estadual de Goiás conquistaram a maior média do país na redação do Enem, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação. O desempenho colocou o estado à frente das médias nacional e regional, reforçando a evolução dos resultados educacionais nos últimos anos.
De acordo com o levantamento, a média dos alunos goianos chegou a 573,8 pontos. Enquanto isso, o Centro-Oeste registrou 568,4 pontos e a média nacional ficou em 567,8 pontos. Além disso, o resultado representa um crescimento em relação ao ano anterior, quando Goiás registrava 549,1 pontos.
Os números também mostram que o avanço ocorreu de forma consistente ao longo do período avaliado. Dessa forma, o estado ampliou sua diferença em relação à média do país e consolidou um desempenho superior na produção textual.
Para a avaliação da redação, o MEC considera critérios como domínio da norma padrão da língua portuguesa, compreensão do tema, organização das ideias, coesão, coerência e proposta de intervenção. Esses elementos ajudam a explicar o desempenho dos estudantes goianos, que vêm apresentando melhora contínua.
Além disso, os dados indicam que Goiás se destaca não apenas na redação, mas também na participação de estudantes no Enem, o que contribui para ampliar a representatividade dos resultados no cenário nacional.
Por fim, a evolução registrada reforça o avanço da rede estadual de ensino, que vem mantendo crescimento gradual nas notas e ampliando o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala.
(A estudante de jornalismo Bruna Reis é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias.)






