Política

Ministério Público Federal pede afastamento urgente do ministro Ricardo Salles

O Ministério Público Federal  pediu na tarde desta segunda-feira (6 de julho)  que a Justiça Federal afaste em caráter de urgência o ministro do Meio Ambiente,  Ricardo Salles.

De acordo com o pedido, trata-se  de uma ação civil pública movida por 12 procuradores da República, que acusam Salles de “desestruturação dolosa das estruturas de proteção ao meio ambiente”.

Na ação,  Salles é acusado  de praticar de  maneira dolosa a desestruturação de diversas políticas públicas relacionadas a diversas áreas do ministério, como ações normativas, orçamentárias, de fiscalização e transparência.

Além do afastamento, há também o pedido para que Salles seja condenado por improbidade administrativa,  com punições como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público e de receber benefícios e incentivos fiscais. A ação tramita na Justiça Federal do Distrito Federal. O MPF  usa na ação trecho da reunião ministerial do dia 22 de abril de 2020  em que Salles teria confessado que planejava tomar decisões  se aproveitando da desatenção da população com a pandemia da covid-19. Até o fechamento deste texto, o ministro Ricardo Sales  não havia se pronunciado acerca deste assunto.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo