Vídeo: desembargador dá carteirada, humilha GCM e joga multa no chão
Um homem que se identifica como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo foi filmado humilhando um agente da Guarda Civil Municipal de Santos, litoral paulista. O fato ocorreu neste sábado (18 de julho) porque o desembargador Eduardo Siqueira não gostou de ser orientado a usar a máscara enquanto caminhava na praia.
O vídeo das agressões verbais cometidas pelo desembargador mostra ele chamando o GCM de ‘analfabeto’, rasgando a multa e jogando o papel no chão e, por fim, dando uma ‘carteirada’ ao telefonar para o secretário de segurança pública do município, Sérgio Del Bel, com a finalidade que o mesmo ‘intimidasse’ o GCM.
Antes de ser autuado, o desembargador havia dito ao agente da GCM que não iria assinar a multa e confronta o guarda afirmando que rasgaria o papel se ele insistisse em aplicar a sanção pela falta de uso do item de proteção. Já o GCM diz ao desembargador que se ele jogasse a multa, seria autuado por desperdício em via pública, levando uma segunda multa. Ignorando o profissional, o desembargador rasgou o papel, jogou na faixa de areia da praia e foi embora em seguida.
A Prefeitura de Santos informou que o munícipe que aparece nas imagens foi abordado por não cumprir o decreto nº 8.944, de 23 de abril de 2020, que determina o uso obrigatório de máscara facial sob pena de multa no valor de R$ 100 e que o GCM estava cumprindo seu papel e a lei.
A GCM informou também que o desembargador já foi autuado outra vez, que, portanto, este é um caso de reincidência:
“o mesmo cidadão já foi multado em outra data por cometer a mesma infração”.
O desembargador foi procurado pela imprensa, mas não se pronunciou até o encerramento deste texto.