Bahia sai na frente e comprará 50 milhões de vacina russa contra a covid-19
O governo do Estado da Bahia assinou acordo para conduzir testes clínicos da Fase 3 da vacina russa contra a covid-19, a Sputnik V, e planeja também comprar 50 milhões de doses.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), informou ainda que um acordo de confidencialidade foi assinado na terça-feira (8 de setembro) para formalizar os testes, desta forma a Bahia irá receber 500 doses iniciais assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o protocolo para a testagem.
A Rússia saiu na frente e apresentou a Sputnik como a primeira vacina contra o coronavírus. Há uma semana, a revista científica The Lancet publicou um texto entusiasmado com a vacina russa.
Se os estudos, que devem começar em outubro, tiverem sucesso, a Bahia comercializará a vacina russa no Brasil via centro de pesquisa farmacêutica Bahiafarma, órgão do Governo da Bahia, de acordo com o secretário de Saúde do estado, Fábio Villas-Boas.
Circula pela imprensa que o governo da Bahia disse que o Estado espera assumir um compromisso de comprar 50 milhões de doses da Sputnik V.
A vacina russa está sendo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Gamaleya, de Moscou, e comercializada pelo Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), que no mês passado fechou um acordo com o Estado do Paraná para testar e produzir a vacina localmente.