Política

Deputados aprovam auditoria que vai fiscalizar gastos do cartão corporativo da Presidência

A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados  aprovou a PFC 362019, que é de autoria do deputado federal goiano Elias Vaz (PSB-GO).

A proposta poderá realizar auditoria nos gastos do cartão corporativo da Presidência da República.

De acordo com o parlamentar, há uma necessidade para o cidadão saber onde é gasta a verba pública pela Presidência da República.

“O cidadão tem o direito de saber como é gasto o dinheiro público. Quando era deputado, Bolsonaro criticava os gastos com cartão corporativo e a falta de transparência do governo. Agora faz o mesmo. As despesas com o cartão estão aumentando ano a ano, passando de R$ 1 milhão por mês. Exemplo disso foram os altos gastos com as férias do presidente”, explica o deputado.

Elias havia apresentado o requerimento ainda em 2019, contudo um deputado governista, que é relator da PFC 36, Léo Mota (PSL-MG) não andou com a proposta, assim foi ficando engavetada até agora.

Com a mudança do presidente da comissão, que é agora Áureo Ribeiro (SD-RJ), o então projeto recebeu celeridade após parecer do também novo relator, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP).

“É válido reconhecer os efeitos benéficos para a sociedade da fiscalização dos gastos públicos. Importa analisar se os recursos federais foram empregados de acordo com a legislação em vigência”, ressaltou Kim.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo