Imas realiza 53 cirurgias dos 67 aptos durante Maratona Bariátrica
Restante remarcou intervenção para janeiro de 2022 em razão de contratempo com a própria saúde
A Prefeitura de Goiânia, por meio do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas), realizou 53 cirurgias das 67 pessoas aptas desde o dia 30 de setembro, quando iniciou a Maratona Bariátrica. A meta é zerar a fila até 31 de dezembro.
Do total de pacientes aptos, 14 pessoas tiveram que remarcar suas cirurgias para janeiro de 2022 em razão de problemas de saúde, como dengue, Covid-19 ou sequelas pós-Covid. A Maratona das cirurgias bariátricas foi coordenada pela Prefeitura de Goiânia por intermédio do IMAS.
O objetivo da Prefeitura é zerar o déficit existente para que as pessoas com cirurgias bariátricas marcadas não sofressem com demandas de fila. Nesse sentido, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, autorizou o Imas a fazer da cirurgia bariátrica procedimento de rotina.
As cirurgias contaram com envolvimento de quatro hospitais e seis médicos auxiliados por equipes multidisciplinares, que acompanharam os pacientes desde a solicitação ao acompanhamento psicológico antes, durante e após a cirurgia.
As cirurgias bariátricas, custeadas pela Prefeitura custaram em torno de R$ 20 mil cada uma. Além disso, o Instituto arcou com honorários médicos, anestesias, materiais cirúrgicos e serviços hospitalares.
“O Imas também vai pagar uma cirurgia reparadora para cada um desses pacientes. Tem, ainda, os custos com medicamentos em geral. Ou seja, é uma força tarefa desta gestão, uma diretriz do nosso prefeito Rogério Cruz para que fizéssemos esta ação. Esses pacientes aguardavam desde março de 2020 por essas cirurgias”, afirma o presidente do Imas, Júnior Café.
O prefeito Rogério Cruz lembra que a pandemia de Covid-19 resultou na interrupção de tratamentos médicos, ocasionando sofrimento às pessoas. “Este é um grande esforço da nossa administração, do novo Imas, para zerar a fila de espera. Temos muitos desafios a vencer no Imas, mas, com compromisso e empenho prestaremos um atendimento de excelência aos mais de 80 mil segurados do Instituto”, reforça o prefeito.
As cirurgias foram encerradas nesta segunda-feira (27/12). As 14 pessoas que remarcaram o procedimento para janeiro de 2022 têm o atendimento garantido. Desde o início da maratona bariátrica, dezenas de pessoas entraram com processo de solicitação do procedimento no IMAS. Todos serão atendidos como cirurgia eletiva de rotina, evitando assim, fila de espera.