Artigo

Alagamentos e Inundações, tragédia anunciada: uma desconstrução da legislação ambiental

Por Gabriel Tenaglia Carneiro

Infelizmente, a tragédia que vem ocorrendo na Bahia, alagamentos e inundações, são consequências do uso e ocupação do solo indevido.

As legislações ambientais no Brasil estão em uma tendência equivocada de diminuir as cotas de inundações e as Áreas de Preservação Permanente – APP, potencializando, assim, esses desastres ambientais!

Artigos relacionados

Além disso, o Plano Diretor, que é um instrumento das diretrizes municipais sobre uso e ocupação do solo, estão imersos em um discurso efêmero da economia, que é gerar emprego e renda. Desconsiderando, os aspectos contínuos, que é o meio ambiente!

Assim, ampliamos os problemas sociais e ambientais dos municípios brasileiros, como os que estão ocorrendo na Bahia!

É como sempre digo: Na atualidade, existe muito conhecimento jurídico para pouco conhecimento ecológico/ambiental na construção das legislações ambientais.

Gabriel Tenaglia Carneiro; Cursando Especialização em Políticas Públicas na FCS – UFG; Mestre em Ciências Ambientais e Saúde; Doutor em Ciências Ambientais; Analista em Obras e Urbanismo da Prefeitura de Goiânia; Professor Universitário; Alumnus – International Visitor Leadership Program – IVLP/USA; Goiânia – Goiás – Brasil.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo