Nacional

Anvisa aprova vacina brasileira contra a dengue e Brasil se prepara para iniciar campanha em 2026

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (26), o registro da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Com isso, o Brasil passa a contar com o primeiro imunizante do mundo em dose única para prevenir a doença, em um momento de expansão global do mosquito transmissor.

Segundo o Butantan, 1 milhão de doses já estão prontas para distribuição, e a produção deve chegar a 30 milhões até meados de 2026. O governo federal pretende incorporar rapidamente o imunizante ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) para iniciar a campanha no início de 2026. A faixa etária de aplicação da vacina é em pessoas de 12 a 59 anos.

A aprovação representa um avanço crucial no combate à dengue, especialmente porque a doença cresce de forma acelerada em países tropicais. Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, o cenário exige ação imediata. “Mais da metade da população mundial vive em áreas de risco, e o mosquito tende a se expandir com o aquecimento global”, afirmou.

De acordo com os estudos clínicos, a vacina mostrou 74,7% de eficácia geral, além de 91,6% de proteção contra casos graves e 100% contra hospitalizações. O imunizante protege contra os quatro sorotipos do vírus e demonstrou segurança tanto em quem já teve a doença quanto em quem nunca teve a doença.

(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Noticias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo