Apresentador de tevê faz comentário racista ao vivo
O sindicato dos jornalistas de Minas repudiou a atitude
Durante a apresentação do telejornal mineiro “Alterosa Alerta”, da afiliada do SBT em Minas Gerais, nesta terça-feira (nove de julho), o apresentador do programa Stanley Gusman fez um comentário racista ao vivo e constrangeu um jornalista da equipe, o repórter Rafael Martins. Ao voltar de um link, Gusman se referiu ao presidente do instituto Ibope Inteligência, Carlos Augusto Montenegro, usando um trocadilho com o nome dele. “O dono do Ibope se chama Montenegro. Se ele fosse do bem, ia chamar ‘monte branco'”. Momentos antes, o apresentador também chamou Montenegro de “demônio”. Depois de ouvir o comentário, Martins, claramente constrangido, deu um sorriso sem graça e reagiu com uma frase: “Nossa mãe”.
Ainda durante a transmissão, Gusman aparentou ter sido repreendido pela direção do programa e tentou justificar sua fala. “Não é de cor, não, gente. É escuro, escuridão. Céu branco, inferno negro. Vocês também são muito, né?”, rindo desconcertado.
Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais afirmou que considera a fala de Stanley “grave e inaceitável” e lamentou que ainda exista racismo dentro dos meios de comunicação. “O SJPMG espera que o caso seja devidamente apurado e responsabilizado”.