Uma assistente social suspeita de roubar a aposentadoria de um idoso e fazer um empréstimo de R$ 20 mil no nome dele foi alvo do cumprimento de uma operação da Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Goianápolis, na manhã dessa quinta-feira (17). O mandado de busca, de combate a crime patrimonial contra pessoa idosa, resultou na apreensão de um smartphone e outros vários documentos.
A investigação constata um “morador de rua” de 65 anos de idade abordado por essa assistente social, que se ofereceu para ajudá-lo com a aposentadoria do homem. O idoso, que não possuía celular, concordou com a ajuda e a mesma disse que iria instalar o aplicativo do banco no próprio celular e, todo mês, realizaria o saque e repassaria todo o valor ao aposentado. Nos dois primeiros meses, o idoso recebeu o valor do benefício, mas, a partir do terceiro mês, a assistente informou que havia um problema com o pagamento. Ao verificar a situação com o banco, o idoso descobriu que estava tudo em ordem e que os valores estavam sendo sacados e transferidos para contas de terceiros, incluindo a da assistente social.
Com seu aparelho celular e documentos coletados que comprovavam a prática criminosa, a investigada confessou o crime e ainda justificou que o fazia devido a um vício seu em apostas online. A investigação já resultou na descoberta do empréstimo de 20 mil reais, realizado pela assistente social, e continua com o objetivo de buscar outras vítimas. A mulher está sendo condenada por crime de furto mediante fraude e falsidade ideológica, podendo gerar uma pena de até 13 anos de reclusão.
(A estudante de jornalismo Brenda Magalhães é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)