Associação dos Oficiais militares de Goiás leva Assof Itinerante a Valparaíso
A Associação dos Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (Assof-GO) realiza na próxima quinta-feira (1º) a Assof Itinerante – Segurança Pública em Pauta, que na sua 3ª edição ocorre no município de Valparaíso de Goiás, na Escola do Futuro. É o primeiro evento, dos 14 previstos para o ano.
Com o objetivo de fomentar o conhecimento dos gestores da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e a interação com as três esferas da administração pública, federal, estadual e municipais da região, além dos seguimentos organizados da sociedade. Devem participar do evento cerca de 150 pessoas, dentre oficiais da PMGO e do CBMGO associados, da ativa e/ou reserva, além de autoridades regionais locais. O 1º seminário na região do Entorno do Distrito Federal terá a participação da Secretária do Entorno do Distrito Federal do Governo de Goiás Caroline Fleury, palestrante no evento com o tema “Políticas públicas no Entorno”.
Idealizado na atual gestão da Assof-GO e coordenado pelo coronel Cardoso, presidente da entidade, a Assof Itinerante visa aproximar a Casa do Oficial de associados que se encontram no interior do Estado, além de promover networking com as autoridades locais. Cel Cardoso também é comandante do 17º Comando Regional da PMGO, que atende os municípios de Santo Antônio do Descoberto, Alexânia, Padre Bernardo e Águas Lindas de Goiás que abrange ainda Cocalzinho de Goiás e os distritos de Girassol e Edilândia.
De acordo com Cel Cardoso, o programa foi desenvolvido para aproximar os oficiais da associação e estabelecer laços com diversos segmentos públicos envolvidos em nossas atividades na Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O presidente destaca que tudo foi pensado tanto na individualidade e necessidades de cada militar quanto na colaboração dentro da comunidade associativa.
“Estamos em um momento de transformações significativas, expandindo a atuação da associação para todo o estado para fortalecer os laços de fraternidade e integração tanto entre os militares da ativa quanto com os veteranos”, afirma Cardoso.
Militares atuantes na sociedade
Cardoso ressalta sobre a importância de cumprir as obrigações como associação, mas também abrir caminho para diálogos construtivos, sem transgressões ou afrontamentos, utilizando o amplo conhecimento em diversas áreas para contribuir positivamente para a sociedade.
“Nossa ênfase está na conduta ética, sem tolerância para desvios, os quais são tratados por meio dos recursos legais adequados. A dinâmica da segurança pública é constante, com desafios tanto do lado dos infratores quanto do nosso. Estamos cientes das constantes novidades e nos adaptamos rapidamente. Apesar de reconhecermos que Goiás não é uma “ilha” de tranquilidade, estamos à frente de muitos estados da federação, resultado de um trabalho persistente que começou há tempos”, destaca o coronel Cardoso.
Segurança no Entorno
Segundo o coronel Cardoso, a transformação na região do Entorno do Distrito Federal é evidente graças aos comandantes ali presentes que introduziram uma nova mentalidade profissional. O presidente da Assof afirma que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, cada uma em suas missões constitucionais, estão preparadas para agir rapidamente. “Acreditamos que nosso sucesso é fruto do comprometimento de nossos profissionais bem formados e da constante prontidão para enfrentar os desafios dinâmicos da segurança pública”, diz.