BandNews FM afasta radialista por comentário homofóbico
BandNews FM Goiânia demite radialista que teria feito um comentário homofóbico contra o jornalista Matheus Ribeiro, da TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás. A emissora emitiu nota nesta segunda-feira (18 de novembro) informando a retirada de Luiz Gama de sua programação.
O radialista havia postado em suas redes sociais, no dia 13 de novembro, o seguinte comentário:
“Putz! Onde o Brasil vai parar? Um apresentador de telejornal de qualidade média virou a bola da vez no jornalismo nacional só porque revelou que sua rosquinha está à disposição. A qualidade profissional que se f…”.
O comentário, considerado ofensivo, teria sido em relação ao jornalista Matheus que é considerado o primeiro apresentador gay a assumir a bancada do Jornal Nacional. Até o fechamento desta reportagem, Matheus não havia se pronunciado sobre o caso.
A BandNews FM informou que não tem responsabilidade no que seus profissionais falam, em suas opiniões particulares, ainda mais quando se trata de falas fora do ambiente profissional da emissora, mas que mesmo assim não pretende manter em seu quadro de profissionais pessoas que tenham opinião adversa aos valores que o veículo defende:
“NOTA – Não cabe à BandNews FM Goiânia fazer juízo ou patrulhamento sobre posições pessoais de seus funcionários quando adotadas fora do ambiente da programação ou da produção jornalística.
.
Por outro lado, o conjunto de ideias e posicionamentos de seu grupo de jornalistas, âncoras e comentaristas, fazem da Band News FM uma forte aliada na defesa de valores importantes para uma sociedade saudável, equilibrada e justa. Com tal postura, a Band News FM Goiânia combate com convicção quaisquer manifestações de preconceito, intolerância ou discriminação.
.
Desta forma, mesmo se tratando de iniciativa exterior, individual, dissociada do posicionamento da emissora e dos ideais que ela defende, informamos que não se manterá como parte da equipe qualquer funcionário que tenha comportamento adverso a estes valores.
.
Em comum acordo com a equipe Feras do Esporte, iniciamos renovação de quadro funcional no sentido de afastar o funcionário (Luiz Gama) que adotou caminho contrário a esta postura”.
No sábado (16 de novembro), a advogada de Matheus Ribeiro, Maria Thereza Alencastro Veiga, disse que já abriu uma queixa contra Luiz Gama por racismo (que inclui o crime de homofobia) e que vai pedir indenização:
“Também vou abrir um processo por danos morais e pedir uma indenização. Não é sobre o dinheiro. O Matheus é uma pessoa formidável, que tem uma grande projeção, e precisa denunciar esse tipo de crime”.