PCGO desmantela esquema de furto de equipamentos do TJGO

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) desarticulou um esquema de furto e receptação de equipamentos eletrônicos desviados do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A investigação revelou que um servidor terceirizado do tribunal se aproveitava do acesso interno para retirar os itens sem registro. A ação, batizada de Operação Tela Azul, ocorreu na quarta-feira (14) e resultou na prisão de um comerciante do setor Sudoeste de Goiânia e na apreensão de centenas de peças, como processadores, memórias RAM e computadores.
A operação teve início após a Divisão de Inteligência do TJGO identificar o desaparecimento de equipamentos do Centro de Distribuição, localizado em Aparecida de Goiânia. Durante as buscas, os policiais encontraram na casa do servidor etiquetas do TJGO e parte dos produtos furtados. Ele confessou o crime e afirmou que repassava os itens a um lojista especializado em informática. No estabelecimento comercial, foram apreendidas 275 memórias RAM, 33 HDs externos, 14 processadores, 5 computadores e 2 celulares.
O comerciante foi preso em flagrante por receptação qualificada, crime que se configura quando há consciência de que os produtos são oriundos de furto. A Operação Tela Azul, em alusão à famosa tela de erro do Windows, reforça o compromisso da PCGO no combate a crimes contra o patrimônio público. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos. Os equipamentos recuperados serão devolvidos ao TJGO.
(O estudante de jornalismo Guilherme Silva é orientado pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias.)