Bolsonaro muda horário dos dados da covid-19 para não sair no Jornal Nacional
O Ministério da Saúde informou que mudou a divulgação diária sobre os casos de covid-19 porque o acúmulo de dados não estava “retratando o momento do país”. Assim, as divulgações passarão a conter apenas os dados das últimas 24 horas, além de serem realizadas às 22h. Desde o período que Henrique Mandetta era ministro, os resultados eram divulgados às 19h, todo os dias.
O Ministério diz na nota que a nova metodologia de divulgação retratará melhor a realidade do país:
“A divulgação dos dados de 24 horas permite acompanhar a realidade do país neste momento e definir estratégias adequadas para o atendimento a população. A curva de casos mostram as situações como os cenários mais críticos, as reversões de quadros e a necessidade para preparação. Ao acumular dados, além de não indicar que a maior parcela já não está com a doença, não retratam o momento do país. Outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e confirmação diagnóstica”.
Na noite de sexta-feira (cinco de junho), o presidente Jair Bolsonaro já havia antecipado que haveria mudanças acerca das informações dos casos de coronavírus. E chegou a dizer que era para acabar matérias para o Jornal Nacional da TV Globo.