Caiado afirma que será candidato mesmo contra Tarcísio em 2026

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) confirmou nesta quarta-feira (2) que mantém sua pré-candidatura à Presidência em 2026. Mesmo em eventual disputa contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Durante o 13° Fórum de Lisboa, em Portugal, Caiado confirmou que só desistiria da corrida presidencial se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) superasse sua inelegibilidade e entrasse na disputa. “Se Bolsonaro apoiar outro nome como Tarcísio, haverá divergência, porque eu também estarei no processo”, declarou.
O governador goiano afirmou que busca ampliar alianças com partidos como Republicanos e Avante, mas negou que a federação entre Solidariedade e PRD seja seu “plano B”. Em palestra sobre políticas de drogas, Caiado reafirmou sua oposição à descriminalização e acusou o governo federal de “complacência” com facções criminosas.
Enquanto isso, a cúpula da federação UB-PP exige que Caiado atinja 10% nas pesquisas para consolidar sua candidatura. O governador segue articulando apoios, incluindo conversas com o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda. O governador segue confiante na estrutura partidária e na capacidade de ampliar alianças nos próximos meses.
(O estudante de jornalismo Silmar Jacinto é orientado pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)