Política

Campanha de Machadinho pede, mas juiz nega retirar pesquisa Rádio Popi do ar

O juiz Jesus Rodrigues de Camargo, da 50ª Zona Eleitoral de Uruaçu, negou pedido de liminar da Coligação de “O Melhor de Uruaçu Para Você”, do candidato Machadinho, que buscava suspender a divulgação de uma pesquisa para a Prefeitura de Uruaçu de 2024. A decisão ocorreu na quarta-feira 25. Com isso, os dados da pesquisa divulgada pela Rádio Popi FM, realizada pelo Veritá Pesquisa, poderão continuar sendo divulgados.

Segundo o juiz, a Rádio Popi FM não pode ser responsabilizada por qualquer eventual falha do órgão que realizou a supracitada pesquisa, portanto o juiz opta pelo indeferimento do pedido de suspensão.

“De plano, refluo do meu entendimento externado na decisão ID 123759011, para reconhecer a ilegitimidade do representado SISTEMA LIBERDADE DE COMUNICACAO LTDA., por ter figurado tão somente como contratante da pesquisa e não poder ser responsabilizado por qualquer das falhas apontadas pela representante na elaboração da pesquisa, sobre as quais não possui qualquer influência”, diz o magistrado.

Na ação, a coligação do candidato Machadinho alegou que na condução do quesito espontâneo, os entrevistados não deveriam ter qualquer estímulo ou sugestão, porquanto a amostra poderia ser contaminada.

“No caso em análise, há uma falha grave na condução do quesito espontâneo da pesquisa eleitoral. No questionário da pesquisa, na pergunta que visa capturar a intenção de voto espontânea (quesito 04), os entrevistados deveriam indicar, sem qualquer estímulo ou sugestão, em quem pretendem votar.
Entretanto, foi apresentada uma lista de candidatos aos entrevistados, o que descaracteriza o caráter espontâneo da resposta”, diz o pedido de impugnação.

Contudo o juiz Jesus Rodrigues de Camargo, em sua decisão, não vislumbrou nenhum prejuízo à pesquisa tendo em vista que ao tempo que esta foi realizada, todos os candidatos já tinham feito seus registros de candidaturas, portanto os nomes, neste caso três candidaturas, já eram de conhecimento público em Uruaçu.

“Não visualizo esse prejuízo, porquanto a pesquisa teve início em 11/09/2024 e término em 15/09/2024. Assim, os nomes dos três candidatos ao cargo de prefeito do município de Uruaçu já eram de conhecimento público, até porque seus registros de candidaturas já estavam deferidos. Logo, não se trata de pesquisa realizada em período de pré-campanha”, diz a decisão do juiz.

A pesquisa que a campanha de Machadinho queria tirar do ar é a que apontava, numa estimulada, ou seja, quando os eleitores são apresentados a uma cartela com os nomes dos candidatos, percebe-se quão disputado estar o cenário em Uruaçu. Machadinho (MDB), neste quesito, está com 50,2% das intenções de voto; Oziris Ribeiro (UB) está com 46,8% e em terceiro está Cristiano Solução (Novo) com 3,0%. Com a margem de erro da pesquisa de 4,9% percentuais para mais ou para menos, há, portanto, um empate técnico entre Machadinho e Oziris.

Já na espontânea, isto é, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, os números apontam Machadinho com 52,3% das intenções de voto; Oziris tem 45,3%, em terceiro está o candidato do Novo, Cristiano Solução, com 2,4%.

Metodologia

Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas individuais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado.

A pesquisa foi registrada sob o número GO-05275/2024 entre os dias 11 a 15 de setembro e ouviu 402 eleitores. A margem de erro é 4,9% pontos percentuais para mais ou para menos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo