Central Estadual de Transplantes tem nova sede
Sede própria da unidade fica no Setor Sul, região central de Goiânia, funciona 24 horas e oferece melhor acesso aos usuários do serviço de saúde. Os hospitais credenciados realizam transplantes de rins, fígado, córneas, medula óssea e músculo esquelético, a ainda a captação de todos os tipos de órgãos, caso haja receptor compatível registrado em lista nacional
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), inaugurou nesta terça-feira (29/), a nova sede da Central Estadual de Transplantes (CET). A estrutura própria funciona 24 horas e fica na Rua 94, número 188, quadra F13, Lote 24, no Setor Sul, na região central de Goiânia.
O titular da SES, Ismael Alexandrino, destacou que a mudança faz parte do contínuo processo de melhorias das ações da Gerência de Transplantes da Superintendência do Complexo Regulador em Saúde (SUPCRS) e também facilita o acesso das pessoas que necessitam de informações sobre transplantes e doações de órgãos. “Os transplantes de órgãos é uma das mais complexas operações de saúde, um trabalho que não apenas salva, mas multiplica vidas, e traz esperança a muitas famílias”, destacou.
A superintendente da SUPCRS, Neusilma Rodrigues, destacou o engajamento da equipe que trabalha com transplantes, uma atividade que requer sensibilidade na abordagem de pessoas que estão em luto e que podem decidir, em um gesto de solidariedade, a doar órgãos e salvar vidas. “Aqui falamos com o coração, em um trabalho árduo, que exige o esclarecimento da população para avançarmos na promoção de saúde”, considera.
Estruturas
O novo endereço, fica na Rua 94, no Setor Sul, em Goiânia, conta com ambiente amplo e climatizado, com salas para coordenações e estruturas administrativas, serviço de pré e pós-transplante, regulação, plantão de distribuição e logística de órgãos e tecidos, RH, auditório para reuniões e treinamentos, arquivos e copa, além de estacionamento para funcionários.
A gerente da CET, Katiúscia Christiane Freitas, destaca que a sede é de fácil acesso, com segurança 24 horas e oferece o espaço necessário para abrigar as atividades e os novos projetos da central. “Além de facilitar o acesso aos usuários, a mudança traz autonomia e visibilidade institucional à Central de Transplantes. Pessoas interessadas podem vir conhecer o espaço e esclarecer dúvidas sobre o processo de doação”, afirma.
Até junho de 2021, a CET funcionava nas dependências do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), e a transferência desvinculou suas atividades das unidades hospitalares. A Gerência de Transplantes coordena todo o Sistema Estadual de Transplantes e atua no processo de notificação de morte encefálica, doação de órgãos e transplantes no Estado.
Transplantes em Goiás
Os hospitais credenciados pela Gerência realizam transplantes de rins, fígado, córneas, medula óssea e músculo esquelético, a ainda a captação de todos os tipos de órgãos, caso haja receptor compatível registrado em lista nacional. Veja os números.
2020
Transplante renal: 199
Transplante hepático: 10
Transplante de córneas: 327
Transplante de medula: 35
Doações efetivadas: 80
Órgãos captados em GO
Rins: 147
Fígado: 50
Coração: 12
Pâncreas: 03
2021
Transplante renal: 120
Transplante hepático: 12
Transplante de córneas: 477
Transplante de medula: 33
Doações efetivadas: 86
Órgãos Captados em GO
Rins: 151
Fígado: 48
Coração: 13
Pâncreas: 03
2022 (até fevereiro)
Transplante renal: 12
Transplante hepático: 01
Transplante de córneas: 45
Transplante de medula: 02
Doações efetivadas: 8
Órgãos captados em GO
Rins: 17
Fígados: 4
Coração: 1
Pâncreas: 0
Patrícia Almeida (texto), Iron Braz (foto)