China retira bandeira dos EUA e fecha consulado americano em Chengdu
Autoridades da China entraram nesta segunda-feira (27 de julho) no consulado dos Estados Unidos em Chengdu, logo após a saída dos funcionários de Washington, e confirmaram o fechamento do local, encerrando, portanto, um episódio de sanções mútuas dignas da Guerra Fria. Pelas imagens da tevê chinesa, foi possível ver a retirada da bandeira dos Estados Unidos de dentro do complexo diplomático, segundo imagens da televisão chinesa.
Em uma declaração oficial, o ministério das Relações Exteriores chinês confirmou o fechamento do consulado e alegou que a China “tomou posse” do prédio às 10h (23h de ontem no horário de Brasília).
O governo chinês tomou essa atitude devido ao fechamento forçado de seu consulado em Houston pelo governo do presidente Donald Trump, em meio às acusações de espionagem. Mais tarde, Pequim protestou contra a entrada forçada na sexta de agentes americanos, depois que as autoridades chinesas partiram do prédio.
As relações entre EUA e China vêm se esquentando de há muito, decisões dos dos países acabaram refletindo, inclusive, na economia mundial. Um dos pontos cruciais para a crise envolvendo os dois países é o domínio da China com a rede 5G. Por outro lado, especialistas dizem que essa chamada nova Guerra Fria é uma maneira que Donald Trump descobriu para reverter sua queda nas pesquisas para as eleições deste ano nos EUA.