Ciência: aluno canedense tem trabalho reconhecido
O aluno Lucas Gonçalves de Jesus, da Escola Municipal Maria Faleiro de Araújo, em Senador Canedo, apresentou seu projeto em uma palestra no Instituto Federal de Goiás (IFG-Senador Canedo) explicando como construir maquetes sob os olhos da ciência desenvolvida por ele. Os trabalhos foram apresentados entre os dias 22 e 25 de outubro e reuniu diversos alunos de várias escolas.
O canedense Lucas mostrou em seu minicurso com a temática “Parque Modelismo”, trabalho esse desenvolvido sob a orientação da professora de matemática Roberta Lucindo Guimarães e apoio da gestora da Instituição, Mônica Virgínia Manso, uma maneira criada por ele nas construções de maquetes usando materiais recicláveis. Professores, alunos e visitantes desta feira puderam ver o aluno mostrar, nesta exposição, um miniparque de diversões usando o material e, claro, os cálculos a seu favor, um verdadeiro e importante trabalho de um jovem, mas grande cientista, na área da ciência.
Para chegar à esta conclusão e finalizar o trabalho, apresentado no IFG, Lucas usou todos aqueles conhecimentos matemáticos, de ciências, físicas e outros que aprendemos na escola, mas que apenas os que têm intimidade com a ciência é que conseguem ir além, como no caso do talentosíssimo Lucas Gonçalves.
Além de autoridades presentes na feira, estava a diretora do IFG, professora Dra. Maria Betânia, e secretária municipal de Educação de Senador Canedo, Maria Emília, que destacou a importância do evento:
“A interação entre alunos, comunidade, a possibilidade de compartilhar conhecimentos, mostrar ações e atividades desenvolvidas por professores é um ganho para todos”.
Pais de alunos que participaram da feira não escondiam a felicidade de ver os filhos se destacando em projetos nas escolas e registraram os parabéns aos professores e às escolas municipais de Senador Canedo por proporcionarem alegrias a eles e acreditarem nos alunos. Um pai, à reportagem de O Canedense, falou que o trabalho apresentado por uma filha dele na feira é um pequeno passo de muitos outros grandes passos.