Coleta do lixo causa caos em Trindade, e prefeitura diz que vai resolver
A população de Trindade tem uma virada de ano para 2026 com um grande dissabor, a saber: acúmulo de lixo pelas ruas da cidade. Há bairros que a coleta não ocorre há mais de duas semanas, segundo moradores.
A situação piora devido às chuvas próprias da época, que arrastam sacos acumulados pelas calçadas e formam entulhos nas portas das residências. Moradores ouvidos pelo Cerrado Notícias dizem que a situação ocorre no Maysa, Renata Park, Jardim Marista e Dona Íris.
O problema também chegou às avenidas principais de Trindade, Capital Fé, a coleta está sendo realizada com certa normalidade, mas logo virou um caos porque os moradores de outros bairros para não ficarem com o lixo em suas portas acabam levando o lixo até às caçambas de supermercados ou lixeiras de comércios.
Um influenciador digital fez duras críticas ao prefeito de Trindade, Marden Júnior, perguntando o político se ele mora na cidade ou só fica em sua fazenda e por isso não estaria percebendo o caos que virou. Já a prefeitura respondeu ao Cerrado Notícias em nota que houve o fim do contrato com a empresa responsável pela coleta do lixo e por isso ocorreu alguns problemas, mas que estão sendo realizadas tratativas com uma nova empresa para atendimento à população de Trindade.
NOTA À IMPRENSA
A Prefeitura Municipal informa que o contrato firmado com a empresa responsável pela execução do serviço de coleta de resíduos sólidos urbanos no município seguiu rigorosamente todas as normas previstas na legislação vigente para contratação de prestadores de serviços.
A empresa Quebec Ambiental assumiu a execução do serviço de forma emergencial, sem qualquer acréscimo de valor contratual, o que garante a continuidade da coleta e evita prejuízos à população.
O município trabalha 24 horas para alcançar a normalização dos serviços de limpeza urbana.
As interrupções anteriores no atendimento foram provocadas por falhas contratuais das empresas GN Nordeste e Ágil Soluções, cujos contratos foram encerrados pela Prefeitura após reiterados descumprimentos operacionais.
A atual estrutura de limpeza urbana inclui oito rotas por turno e cobre todas as regiões da cidade. O aumento expressivo no volume de lixo durante o período de festas exigiu reorganização emergencial das frentes de serviço.
Mesmo durante o recesso de fim de ano, a Prefeitura garantiu o funcionamento dos serviços essenciais. A nova empresa atua com o reforço da Secretaria Municipal de Infraestrutura e com a oferta de novas vagas para recompor a mão de obra, reduzindo os impactos à rotina da população.
Reiteramos o compromisso da Administração Municipal com a legalidade, a transparência e a correta prestação dos serviços públicos. Adotamos todas as medidas necessárias para assegurar que a população receba um atendimento eficiente e dentro das normas legais.
A administração municipal mantém o compromisso com a recuperação plena da qualidade dos serviços, baseando cada decisão na responsabilidade social e no respeito à cidade.
Prefeitura Municipal de Trindade






