
A Conmebol anulou o segundo cartão amarelo dado a Gonzalo Plata na vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Estudiantes, no Maracanã, pelas quartas da Libertadores. Com isso, o atacante equatoriano está liberado para o jogo de volta, na próxima quinta-feira (25), às 21h30, em La Plata.
Plata foi expulso aos 36 minutos do segundo tempo após disputa com Facundo Rodríguez. O árbitro Andres Rojas marcou falta contra o rubro-negro, mas, em vídeo divulgado nesta sexta (19), a Conmebol reconheceu o erro e confirmou que foi o zagueiro argentino quem atingiu o atacante.
A entidade explicou que o VAR não poderia corrigir a marcação durante o jogo, já que só atua em quatro situações: gol, pênalti, cartão vermelho direto e identidade trocada.
O Flamengo reagiu com uma nota oficial, criticando a arbitragem de Rojas e apontando “faltas invertidas”, “cartões desproporcionais”, um pênalti não marcado e irregularidade no gol do Estudiantes.
Com o resultado no Maracanã, o Flamengo joga por um empate na Argentina. O Estudiantes precisa vencer por dois ou mais gols para avançar. Se ganhar por apenas um, a vaga será decidida nos pênaltis.