Coronel da PM será investigado por assédio sexual contra adolescente
O comandante-geral da Polícia Militar do Acre (PMAC), Ulysses Araújo, determinou nesta quarta-feira (10 de junho) a abertura de procedimento administrativo pela Corregedoria para apurar um assédio supostamente praticado por um coronel da corporação contra uma menina de 15 anos. O assédio ocorreu em Rio Branco, a vítima conseguiu gravar parte da abordagem do suspeito. A gravação viralizou nas redes sociais pelo perfil “#Exposed Rio Branco”, criado para denunciar supostos assédios sexuais sofridos por internautas.
Nas imagens é possível perceber o coronel dentro de um carro, aborda a adolescente na rua e pergunta se pode pegar o contato de telefone dela. A menina recusa e diz que tem “apenas 15 anos”. O pm não aceita a negativa da adolescente e insiste em segui-la e diz que o fato de ela ter apenas 15 anos não é nenhum problema.
A garota responde “tem problema, sim. O senhor parece ser mais velho”. Em seguida, o militar questiona se ela já namorou e afirma que “seria errado se fosse 13 anos”. Uma amiga da adolescente divulgou o vídeo nas redes sociais e disse que a garota parou porque o coronel havia pedido uma informação primeiramente. Depois da publicação, outras internautas disseram reconhecer o suspeito por outros assédios:
“Conheci pela voz. Esse cara já me abordou na rua com uma amiga, de manhã cedo. Engraçado que ele já se apresenta como advogado e policial e quis pagar a gente para “curtir” um pouco com ele.”
Segundo a Polícia Militar do Acre, “assim que tomou conhecimento, [o comandante-geral] determinou a abertura de um procedimento apuratório” e que “neste caso, o coronel em questão está na condição de investigado”. O caso também é acompanhado pelo Centro de Atenção à Vítima (CAV), do Ministério Público do Acre. Uma mulher já teria procurado o órgão para denunciá-lo e outras estão em contato.
Na edição do Jornal do Acre, da Rede Amazônica, afiliada Rede Globo, o oficial não quis gravar entrevista e mandou um áudio se explicando. Ele não negou que era a mesma pessoa do vídeo e minimizou o fato:
“Qualquer pessoa pode tirar todo de um carro e colocar, expondo essa pessoa. Se me perguntar: ‘em algum momento você já falou com alguém em algum lugar?’ Claro. Eu sou um ser humano como qualquer outro e posso falar com qualquer pessoa em qualquer lugar. Qualquer homem pode falar com qualquer mulher. Não significa que você está querendo namorar essa pessoa, você pode conhecer.”