Deputada quer mais delegacias e que funcionem 24h por dia para atendimento à mulher
Projeto apresentado à Alego pela deputada estadual Lêda Borges

A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) apresentou Projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta terça-feira (21 de maio), propondo o funcionamento em período integral e, inclusive, aos finais de semana e feriados, das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs).
De acordo com a deputada, atualmente apenas uma delegacia funciona 24h por dia; as demais têm seu funcionamento seguindo o horário comercial. A deputada falou desta preocupação, por isso apresentou o projeto:
“Hoje, apenas a 1º DEAM, em Goiânia, atua de maneira ininterrupta. As outras atendem somente em horário comercial. o que faz com que as vítimas tenham que buscar os plantões das delegacias comuns para atendimento”.
Lêda Borges esclarece que, embora há avanços neste assunto, há um problema sério no não funcionamento das delegacias em período integral e aos finais de semana e feriados, pois são nesses horários que ocorrem as agressões contra as mulheres:
“Apesar dos avanços das delegacias, ainda há sérias lacunas no serviço, principalmente quanto ao horário de funcionamento. Os finais de semana e feriados são períodos em que mais costumam ocorrer agressões”.
À reportagem, dona Luiza, de Senador Canedo, que já foi vítima de agressões do ex-marido disse que é muito importante um projeto como este, segundo ela houve momento que ela era agredida pelo marido e tinha vergonha de ir à delegacia denunciar por vergonha de a delegacia não ser especializada a esse tipo de atendimento.