Uma audiência realizada na terça-feira (11 de junho), na Uerj, (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) para discutir um projeto de lei que prevê a extinção das cotas raciais em faculdades fluminenses terminou com trocas de socos entre estudantes e o deputado estadual Alexandre Knoploch (PSL). Um homem armado, que compunha a comitiva do PSL que foi à universidade, foi gravado pela equipe da TVT, que fazia a cobertura jornalística da sessão.
Nas imagens, o homem ameaça sacar a arma para conter os universitários. Desde o início da audiência, parlamentares do PSL e estudantes entraram em atrito. Recebidos com gritos de “racistas”, “fascistas” e “funcionários fantasmas”, Knoploch, Rodrigo Amorim (autor do projeto de lei), Márcio Gualberto e Coronel Salema foram vaiados quando pediram para que o Hino Nacional fosse tocado antes do começo da sessão.
O registro em vídeo mostra Knoploch desferindo um soco em direção a um homem, enquanto saía da universidade. O agredido seria estudante da Uerj, conforme relatos nas redes sociais. Enquanto o deputado saía da Uerj, um homem que o escoltava aparece com a mão em uma arma na cintura, ameaçando sacá-la em direção aos estudantes. No entanto, ao perceber que estava sendo gravado, ele se conteve.