Eleições nos EUA: Biden abre 13 pontos à frente de Trump

O candidato presidencial democrata, Joe Biden, saiu à frente e sustenta uma vantagem de 13 pontos em relação ao atual presidente americano, Donald Trump. Esta foi a maior margem deste ano. A pesquisa foi realizada pela Reuters/Ipsos.
Na pesquisa de 10 a 16 de junho, 48% dos eleitores registrados disseram que apoiariam Biden nas eleições de 3 de novembro, enquanto 35% disseram apoiar o republicano Trump.
Esta vantagem de Biden é a maior registrada pela pesquisa Reuters/Ipsos desde que os democratas iniciaram suas primárias nos Estados para a escolha do candidato para enfrentar Trump em novembro. O senador Bernie Sanders esteve próximo de ser o escolhido, porém a bagagem política e o pragmatismo de Biden foram fundamentais. Outra pesquisa parecida da CNN no início deste mês também mostrou Biden com uma vantagem de 14 pontos sobre Trump entre os eleitores registrados.
A pesquisa Reuters/Ipsos mostrou que 57% dos adultos norte-americanos desaprovavam o desempenho de Trump no cargo, enquanto 38% aprovavam, marcando o menor índice de aprovação de Trump desde novembro, quando o Congresso estava conduzindo sua investigação de impeachment.
Trump perde apoio na própria base, os republicanos. Foram 13 pontos de queda de março a junho.
A mudança de opinião dos americanos em relação ao presidente ocorre à medida que a pandemia de coronavírus prejudica o país, pelo colapso econômico que se seguiu e também devido à demonstração mortal da polícia contra afro-americanos, sobretudo após a morte de George Floyd, segurança negro assassinado por um policial branco em uma abordagem em Mineápolis.