Energia mais cara: Aneel aciona bandeira vermelha 2 e tarifa sobe em agosto

A conta de luz vai pesar no bolso a partir de agosto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) a ativação da bandeira vermelha, patamar 2, o nível mais alto de cobrança extra. Com isso, o custo adicional será de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.
Desde julho, já estava em vigor a bandeira vermelha 1, com tarifa mais branda. No entanto, os reservatórios continuam com níveis abaixo da média, o que forçou o uso de termelétricas, fontes mais caras de geração.
O economista William Bagdassariam alerta: como a energia elétrica não pode ser substituída, é fundamental economizar. “A solução é reduzir o consumo, como evitar o uso excessivo de eletrodomésticos que consomem muito, como a airfryer”, sugere.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa o custo real da energia ao consumidor e reforça a necessidade de consumo consciente, especialmente em períodos de escassez hídrica.
(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)