Festival de cinema em Senador Canedo reúne projetos de mais de 400 artistas
Etapa de inscrição contou com 478 inscritos e entra agora na fase de curadoria com renomados nomes do audiovisual.
O festival que já está em sua sexta edição vem com uma temática importante este ano, valorização a diversidade com a promoção da igualdade racial de cineastas mulheres cis e trans no estado.
Além de divulgar o cinema nacional de curta metragem, possibilitar intercâmbio para a produção realizada em todos os Estados, incentivar a produção de curtas-metragens em Goiás, e discutir meios e estratégias para a produção, realização e distribuição da produção audiovisual e para a formação de público para o cinema brasileiro, além de protagonizar, promover e incentivar novos talentos no audiovisual
Curadoria de conteúdo
Após o período de inscrições que terminou no último dia 23 de agosto e contou com mais de 400 inscritos, o festival entra agora na etapa de curadoria de conteúdo, que é formada por profissionais com renomada experiência na área audiovisual e habilidade para analisar todos filmes seguindo critérios técnicos e artísticos.
Os curadores vão selecionar 47 filmes que se encaixam nas seguintes mostras: 6ª Mostra Curta Brasil (Filmes Nacionais); 6ª Mostra Curta Goiás (Filmes Goianos); 6ª Mostra Curta Mulheres ( Filmes de Diretoras Mulheres Cis ou Trans); 2ª Mostra Curta Negritude, (Filmes por diretoras e diretores que se auto declaram negros/pretos); 2ª Mostra Macabra– (Cinema Fantástico, Horror, suspense, Sci-FI) e 1ª Mostra Curta a Cidade ( Filmes que tem como Tema, ou personagens da cidade; e/ou que foram gravados na cidade de Senador Canedo Goiás).
Uma das inovações das mostras é também, criar novos públicos para o audiovisual goiano e nacional e ainda capacitar e aprimorar os profissionais do audiovisual.
Uma das curadoras responsáveis pela seleção de filmes é Carmelita Gomes, produtora que está a frente do Festival Curta Canedo. Carmelita é atriz, palestrante e conferencista e atualmente é Presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade de Senador Canedo Goiás. Para ela, o festival valoriza a cultura local além de incentivar novos talentos do audiovisual.
Outro grande nome que participa como curador nesta edição é Joseph Merêncio. Foi produtor executivo na empresa Somaê Filmes. Especializado em festivais audiovisuais, foi responsável por mais de 200 seleções de curtas, médias e longas metragens no Brasil e no mundo, citando países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Quenia, Itália, entre outros, no qual tiveram mais de 20 prémios conquistados em festivais e mostras de cinema. Ele também foi curador das edições de 2018 e 2019 do festival Gato Preto de Cinema de Horror, realizado em Perus, São Paulo SP.
O resultado da seleção será divulgado no dia 23 de setembro, no site oficial do Festival e conta com troféu para 1º, 2º e 3º colocado na modalidade: Curta a Cidade, mas todos os premiados receberão seu certificado. O festival acontece dos 06 a 09 de outubro na cidade de Senador Canedo.