Frente fria avança e coloca 104 cidades de Goiás em alerta para tempestades com ventos de até 50 km/h
A chegada de uma frente fria ao Centro-Oeste altera de forma significativa o cenário climático em Goiás. Diante desse quadro, o Cimehgo (Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás) emitiu alerta para tempestades em 104 municípios, incluindo Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí e Rio Verde.
Segundo o órgão, essas cidades podem registrar chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento que variam entre 30 e 50 km/h. Com isso, o risco de transtornos aumenta em várias regiões do estado.
Capital em atenção
Em Goiânia, a previsão aponta instabilidade durante todo o dia. Além da possibilidade de granizo, o município deve registrar temperaturas entre 20°C e 32°C. De acordo com o órgão meteorológico, o comportamento do tempo permanece dinâmico, reflexo do período de transição para o verão, quando mudanças repentinas se tornam mais frequentes.
O gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que a combinação de céu carregado e nebulosidade intensa cria um “ambiente ideal para formação de áreas de instabilidade”. Dessa forma, aumentam os riscos de queda de árvores, danos em estruturas, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia. A orientação é que a população evite áreas abertas durante tempestades, redobre a atenção no trânsito e mantenha distância de fios rompidos.
(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thbyago Humberto,. editor do Portal Cerrado Noticias)






