Goiânia é a quarta capital com melhor saneamento básico do País, revela pesquisa no Dia Mundial da Água
Levantamento do Instituto Trata Brasil aponta que capital obteve nota máxima em nove categorias. Percentual de atendimento de água no município é de 99,07%, e de esgoto 92,71%. Estudo, divulgado nesta terça-feira (22/03) aponta evolução nos investimentos. Prefeito Rogério Cruz destaca iniciativas voltadas para melhoria dos serviços prestados
Goiânia é a quarta capital com melhor sistema de saneamento básico do país. É o que aponta pesquisa do Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, divulgada nesta terça-feira (22/03), Dia Mundial da Água.
Levantamento revela, também, que o percentual de atendimento de água na capital é de 99,07%, e o de esgoto alcança 92,71%.
O estudo aponta que 72,10% do esgoto é tratado em relação à água consumida pelos goianienses. A média do Brasil, nesse quesito, é de 50%. Goiânia ainda figura como a 11ª capital brasileira com melhor evolução dos investimentos.
O prefeito Rogério Cruz comemora o resultado e ressalta iniciativas voltadas para o setor. “Isso é fruto dos investimentos realizados pelo Município para melhorar a oferta de água e a cobertura de esgoto em todas as regiões da cidade. Vamos seguir em frente, cuidando ainda mais do meio ambiente e dos goianienses”, afirma.
Cruz também destaca parcerias na área de saneamento básico para aprimorar serviço entregue à população. “Nós acreditamos em trabalho conjunto para benefício da população. Assim, desenvolvemos parcerias com as demais esferas da administração pública para identificarmos demandas, realizarmos investimentos e entregarmos serviços de qualidade para a população”, aponta.
O levantamento do Instituto Trata Brasil avaliou diversas áreas relacionadas ao saneamento básico. A capital obteve nota máxima em nove categorias: atendimento total de água; atendimento total de esgoto; atendimento urbano de esgoto; esgoto tratado referido à água consumida; novas ligações de água por ligações faltantes; novas ligações de esgoto por ligações faltantes; perdas do faturamento total; perdas na distribuição, e perdas volumétricas. A nota final de Goiânia foi 8,58.
No dia 10 de março, Rogério Cruz esteve com o governador Ronaldo Caiado e o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, para o lançamento de duas obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Goiânia: a duplicação da adutora Etag/Senac e o lote 1 do Linhão Goiânia – Aparecida de Goiânia, com investimentos de R$ 68 milhões. As obras beneficiarão mais de um milhão de habitantes.
A pesquisa do Instituto Trata Brasil foi apresentada na data em que se comemora o Dia Mundial da Água. Segundo o órgão, objetivo é divulgar um problema histórico brasileiro. Cerca de 35 milhões não possuem acesso à água tratada, enquanto 100 milhões não contam com coleta de esgoto.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia